COMPOSIÇÃO
Na pintura, define-se como composição, a maneira como se organizam no campo visual (tela), os diferentes elementos que farão parte do tema da obra pictórica.
Tenha ele que linguagem tiver, mesmo no abstraccionismo, o autor deve tem em atenção a este aspecto. Daí a grande importância na realização dos estudos prévios a que me referi no bloco anterior. Sabendo que a definição da forma de representação pode ser feita por pontos, linhas ou manchas, a preocupação em os organizar entre si deve ter em conta o equilíbrio da composição. O princípio assenta afinal no mecanismo duma balança e dos pesos (ver figura). Assim, sobrecarregar-se mais um dos lados da tela deixando os restantes mais pobres, gera necessariamente desequilíbrio, que visualmente é desagradável.
Na pintura, define-se como composição, a maneira como se organizam no campo visual (tela), os diferentes elementos que farão parte do tema da obra pictórica.
Tenha ele que linguagem tiver, mesmo no abstraccionismo, o autor deve tem em atenção a este aspecto. Daí a grande importância na realização dos estudos prévios a que me referi no bloco anterior. Sabendo que a definição da forma de representação pode ser feita por pontos, linhas ou manchas, a preocupação em os organizar entre si deve ter em conta o equilíbrio da composição. O princípio assenta afinal no mecanismo duma balança e dos pesos (ver figura). Assim, sobrecarregar-se mais um dos lados da tela deixando os restantes mais pobres, gera necessariamente desequilíbrio, que visualmente é desagradável.
Quando por necessidade, temos mesmo que fazer com que as formas se agrupem mais para um lado do que para outro, então dever-se-á compensar esse desequilíbrio através da utilização da cor, isto é, aplicarem-se cores com tons mais escuros na ou nas zonas mais carenciadas de formas, quer pela quantidade quer pelo seu tamanho.
Um bom exercício, é observar-se pinturas clássicas e tentar-se entender como os seus autores foram resolvendo as questões de equilíbrio das suas composições.
(continua)
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