Pintura para iniciantes (1)
Muitos querem iniciar-se na técnica da pintura seja ela a óleo ou a acrílico. Para qualquer uma das situações, existem regras básicas que se devem ter em conta.
Começarei por sugerir que o iniciante parta de obras já existentes, isto é, realize cópias de quadros de pouca complexidade, quer sob o ponto de vista das formas quer das cores utilizadas. Esta prática, defendida por muitos académicos, tem como objectivo desenvolver as capacidades de representação do aluno, tanto no domínio da forma como nas semelhanças cromáticas e ainda, da técnica de pintura originalmente utilizada. O iniciante deve pois, tentar através da observação, imitar a orientação e tipo da pincelada ou espatulada, sobretudo em técnicas onde haja uma maior predominância textural.
Se a sua impaciência for grande que o leve encurtar este processo e queira, desde inicio, manifestar a sua criatividade, então deve auto-disciplinar-se, começando por fazer esboços num pequeno bloco, mais ou mesmo dentro das proporções do futuro quadro a realizar.
Esta metodologia é de particular importância, já que ela permite diferentes soluções para o mesmo produto final. Nunca uma primeira solução deve ser entendida como definitiva e mesmo aquela que acaba por ser a eleita do conjunto, nunca permite dizer que o trabalho ficará, sob o posto de vista da composição, totalmente definido, já que a obra vai normalmente sofrendo alterações durante o seu processo de realização.
(continua)
Muitos querem iniciar-se na técnica da pintura seja ela a óleo ou a acrílico. Para qualquer uma das situações, existem regras básicas que se devem ter em conta.
Começarei por sugerir que o iniciante parta de obras já existentes, isto é, realize cópias de quadros de pouca complexidade, quer sob o ponto de vista das formas quer das cores utilizadas. Esta prática, defendida por muitos académicos, tem como objectivo desenvolver as capacidades de representação do aluno, tanto no domínio da forma como nas semelhanças cromáticas e ainda, da técnica de pintura originalmente utilizada. O iniciante deve pois, tentar através da observação, imitar a orientação e tipo da pincelada ou espatulada, sobretudo em técnicas onde haja uma maior predominância textural.
Se a sua impaciência for grande que o leve encurtar este processo e queira, desde inicio, manifestar a sua criatividade, então deve auto-disciplinar-se, começando por fazer esboços num pequeno bloco, mais ou mesmo dentro das proporções do futuro quadro a realizar.
Esta metodologia é de particular importância, já que ela permite diferentes soluções para o mesmo produto final. Nunca uma primeira solução deve ser entendida como definitiva e mesmo aquela que acaba por ser a eleita do conjunto, nunca permite dizer que o trabalho ficará, sob o posto de vista da composição, totalmente definido, já que a obra vai normalmente sofrendo alterações durante o seu processo de realização.
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1 comentário:
Olá "Menino"! Venho apenas dar-lhe os parabéns pelo seu blog que está muito bem estruturado, pelos trabalhos que tem que são muito bons e dizer, que fico particularmente contente por ver a última ceia exposta no blog, que ficou muito bem, pois é uma honra os meus ex alunos mostrarem trabalhos realizados no atelier; é bom sinal!
Beijinhos
Mara Alves (prof. da Papelaria Fernandes)
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